PERGUNTA: Glândulas exócrinas nunca secretam hormônios? Apenas substâncias, certo?
RESPOSTA: Glândulas são órgãos cujas células são ricas em aparelho ou complexo de Golgi que exporta para fora da membrana plasmática uma ou mais SUBSTÂNCIAS denominadas SECREÇÃO.
As glândulas são classificadas de acordo com o destino das SUBSTÂNCIAS por elas secretadas:
- GLÂNDULAS EXÓCRINAS (EXO=PARA FORA): Possuem canais, dutos, e secretam para a cavidades de órgão ocos, como os da vias digestivas (como o fígado e o pâncreas) e respiratórias (glândulas de muco) ou para a superfície externa do corpo, com as gLãndulas sudoríparas, sebáceas e mamárias, por exemplo.
- GLÂNDULAS ENDÓCRINAS (ENDO=PARA DENTRO): Para a medicina, o espaço INTERNO do corpo é o sangue. Essas glândulas não têm canais, tubos ou dutos, mas são vascularizadas e lançam (lançar= CRINÓS, do grego) no sangue SUBSTÂNCIAS chamadas hormônios. Os hormônios são SUBSTÂNCIAS que variam na sua composição química, sendo que muitos são proteínas (como a insulina e o glucagon) e outros são esteróides derivados do colesterol, como os hormônios sexuais. Os hormônios viajam pelo sangue e são mensageiros químicos que quando atingem o seu órgão ou tecido alvo comanda, controla, harmoniza as suas funções.
- GLÂNDULAS ANFÍCRINAS ou de secreção mista ou dupla: O único exemplo é o nosso pâncreas pois é uma glândula exócrina quando por intermédio do duto pancreático libera no duodeno, início do intestino delgado, várias enzimas digestórias que, obviamente são SUBSTÂNCIAS químicas. Todavia o pâncreas também é ricamente vascularizado e secreta insulina e glucagon na corrente sanguínea, atuando também como glândula endócrina.
SUBSTÂNCIA é uma estrutura química formada por vários átomos interligados. São substâncias inorgânicas (sem Carbono) a água, os sais, e as orgânicas (com Carbono) as proteínas, os ácidos nucléicos, os lípídios, os carboidratos.