PERGUNTA: Como as células do miocárdio se nutrem, oxigenam-se e têm as suas excretas retiradas? É através do sangue que circula por dentro do coração?
RESPOSTA: O coração, assim como qualquer outro órgão, possui o seu próprio sistema vascular, a sua individual irrigação. As trocas gasosas, a oferta de nutrientes, como glicose, e a retirada de excretas não se dão entre as células do miocárdio e o sangue que circula pelas câmaras cardíacas (átrios e ventrículos), e é óbvio que não! Se assim o fosse como o miocárdio direito receberia O2 se o sangue a que ali passa é riquíssimo em carboemoglobina? Além disso o fluxo intenso e rápido não permitiria tais intercâmbios. Na base da artéria aorta partem as duas artérias coronárias (veja as figuras em anexo), que levam o sangue oxigenado e em alta pressão para o miocárdio. Essas artérias se irradiam pelo coração formando como que uma coroa (corona em latim) e mergulham do miocárdio se ramificando mais e mais, até formar capilares, onde se dão as trocas entre o sangue e as células musculares cardíacas. O retorno é feito por vênulas que se unem as veias coronárias, e o sangue retorna ao átrio direito.
É imprescindível que se assista o DRIP 6. 2 – Obstruções Coronarianas e Angioplastia para que se entenda melhor a questão bem como sobre a problemática do enfarto do miocárdio e as terapias de revascularização desse sistema quando obstruído por ateromas, que consiste na angioplastia, na instalação de “stents” por cateterismo e, em último caso, na implantação de pontes de veia safena.
Prof. Estevão