EVOLUÇÃO – Isolamento Geográfico x Isolamento Reprodutivo e Especiação – Portal Italiano
View Categories

EVOLUÇÃO – Isolamento Geográfico x Isolamento Reprodutivo e Especiação

1 min read

PERGUNTA: Uma população de uma espécie animal foi dividida em duas populações por uma recente construção de uma estrada ou cidade ou outro bloqueio físico que cortou uma floresta em duas. Os indivíduos dessas 2 populações não podem se encontrar e não podem se reproduzir: ISSO É ISOLAMENTO REPRODUTIVO?

RESPOSTA: Não, não é! Houve apenas um ISOLAMENTO GEOGRÁFICO, pois as duas populações estão isoladas espacialmente e sem contato. Como o evento foi recente obviamente não houve tempo para que houvesse especiação ou formação de duas espécies, e portanto se os indivíduos de cada uma das populações se reencontrassem CONSEGUIRIAM SE REPRODUZIR. O isolamento reprodutivo ocorre entre INDIVÍDUOS DE ESPECIES DIFERENTES, ou seja, uma gato não consegue se reproduzir com um cão, ou seja, estão reprodutivamente isolados. Há diferenças genéticas e anatômicas que evitam essa reprodução gerando mecanismos pré-zigóticos (se os indivíduos tentarem se reproduzir sequer será formado o zigoto) e pós-zigóticos (o zigoto se forma ou não vinga, ou o descendente é natimorto ou nasce, cresce mas é estéril).

Se as duas populações da citada pergunta ficarem milhares ou milhões de anos isoladas geograficamente e se as pressões seletivas nos dois ambientes for diferentes as duas populações tornar-se-ão duas especies diferentes e, portanto, não conseguirão mais se reproduzir (isolamento reprodutivo).

Um brasileiro em São Paulo e uma japonesa em Tokyo estão isolados geograficamente, mas não têm isolamento reprodutivo pois são da mesma espécie e, ao se encontrarem, poderão gerar sexualmente descendentes férteis.

Prof. Estevão

Powered by BetterDocs