PERGUNTA: Por que evolução gera biodiversidade? Se a seleção natural seleciona os organismos mais adaptados, então ela não estaria diminuindo a frequência da variação de características dentro das espécies?
RESPOSTA: A sua pergunta é inteligentíssima. Considere o seguinte exemplo de evolução vegetal:
1) Num ambiente há vários nichos ecológicos (estilos de vida, de morada, de nutrição) a ser ocupados;
2) Consideremos VEGETAIS!!!3) Consideremos que por hora só haja UMA ESPÉCIE VEGETAL ocupando um único habitat, com um único estilo de obtenção de água, sais e exploração dos parâmetros físicos;
3) Os organismos dessa única espécie entrariam numa competição extrema pelos mesmos recursos e espaço, enquanto outros nichos estariam em aberto e pouco explorados;
4) Se POR ACASO mutações fizerem com que alguns desses vegetais passem a ocupar um outro nicho e, quiçá, um outro habitat, isso reduziria a competição com os demais e novos e mais abundantes recursos estariam disponíveis. Se houvesse isolamento reprodutivo, depois de um certo tempo, teriamos agora DUAS ESPÉCIES.5) O processo continuaria e a biodiversidade maior garantiria uma maior diversidade de exploração de recursos ocupando-se o maior número de nichos ecológicos possíveis. A esse fenômeno de aumento de biodiversidade em espécies diferentes dá-se o nome de IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA.
A seleção natural é uma peneira que permite que os seres mais adaptados e econômicos persistam. Estes surgiram por acaso, graças a mutações randômicas, mas é a sua capacidade de melhor explorar os recursos, de forma a reduzir a competição com os demais e se tornar econômicos que os torna “evoluidos”.
Prof. Estevão.