PERGUNTA: Li uma afirmação numa questão do BMAT considerada correta pela prova mas eu não entendi: Um segmento de DNA que transcreve para um polipeptídeo tem 500 pares de bases e foi dito que o número máximo de aminoácidos codificados é 165. Não entendo o cálculo!
RESPOSTA: O gene ou segmento de DNA em questão tem 500 pares de bases. Apenas a fita ativa, com 500 bases transcreverá (no sentido 5′ > 3′ de construção) um RNAm com 500 nucleotídeos/bases, sendo que cada 3 deles, denominado CÓDON, corresponderá a 1 aminoácido do peptídeo. Portanto 500/3 = 166 códons, todavia O ÚLTIMO CÓDON DO RNAm NÃO CODIFICA, ele é chamado de CÓDON DE FINALIZAÇÃO ou de STOP, dai teremos 165 códons codificantes e 165 aminoácidos.
Por que no MÁXIMO? Serão 165 códons se não houver splicing ou edição de RNAm, com retirada de sequências de nucleotídeos denominados INTRONS. Dai o RNAm editado ou “maduro” terá menos códons.
Assista o DRIP 1. 7 – Íntrons, Exons e Splicing de RNA e veja a tabela do código genético abaixo, em que o códon de inicialização sempre codifica METIONINA e o último códon nada codifica (STOP).