Uma bateria de 10V, de resistência interna desprezível, é usada para carregar um capacitor de 5 µF que está em série com um resistor de 10 Ω. Quais os valores da corrente elétrica final e a carga final do capacitor?
Um capacitor tem a função de armazenar carga elétrica e, consequentemente, energia elétrica. Quando submetido a uma d.d.p., ele adquire uma carga Q igual ao produto de sua capacitância (C) pela diferença de potencial (U) à qual está submetido. Durante o processo de carregamento, uma corrente elétrica temporária flui pelo circuito até que o capacitor fique totalmente carregado. Após isto, a corrente elétrica no capacitor é nula, ou seja, ele passa a se comportar como uma chave aberta. Portanto, no exercício, a corrente final é zero e a carga final é Q = C.U = 5 µF x 10 V = 50 µC.
Obs.: o resistor, ligado em série com o capacitor, também não será percorrido por corrente após a carga final do capacitor ser atingida. Por este motivo, o resistor não causa queda de potencial e a d.d.p. no capacitor será igual à da bateria (10V).