PERGUNTA: Para que serve o DNA mitocondrial? Existe RNA dentro das mitocôndrias? Quais tipos? Para que servem?
RESPOSTA: O DNA mitocondrial é um plasmídeo, ou seja, um ácido nucléico circular que corrobora a TEORIA DA ENDOSIMBIOSE, que prega a sua origem a partir de bactérias. Outras evidências são a presença de ribossomos mitocondriais (com RNAr, obviamente) e a capacidade de autoduplicação dessa organela, ou seja, quando a célula se duplica, seja na mitose ou meiose, as mitocôndrias também o fazem tal como bactérias se bipartem (bipartição ou cissiparidade).
O plasmídeo mitocondrial apresenta genes relacionados ao metabolismo mitocondrial. Tal como uma célula o seu DNA transcreve RNAm e esse é lido por RNAt e RNAr mitocondriais codificando uma proteína qualquer de uso local, como as enzimas do ciclo de Krebs e os citocromos transportadores de elétrons na cadeia respiratória. NUNCA serão encontrados genes que fazem parte do conjunto genômico da espécie que possua mitocôndrias, como por exemplo os alelos para a cor dos olhos humanos que estarão nos 46 filamentos de cromatina de uma célula somática diplóide.
O mesmo se afirma para os cloroplastos!
Portanto deve-se considerar, para fins práticos, que as mitocôndrias e cloroplastos se comportam como células dentro de células e que a sua expressão gênica, assim como o código genético, se dá da mesma forma que aquele do citoplasma.
Na imagem abaixo uma bipartição de mitocôndria, após obviamente a duplicação do seu plasmídeo para que as duas cópias herdem o mesmo patrimônio genético da mitocôndria mãe: