PERGUNTA: Por que o corona vírus SARS-CoV-2 que causa COVID-19 é classificado como um vírus envelopado com RNA+ (de senso positivo)? Quais são os tipos de vírus, afinal de contas?
RESPOSTA: Todos os vírus apresentam uma cápsula protéica ou capsídeo ao redor do seu material genético (DNA ou RNA), todavia aqueles que são envelopados possuem uma bicapa de fosfolipídios protéica, semelhante a uma membrana plasmática ao redor do capsídeo (imagem abaixo do HIV) que se adere a membrana plasmática da célula hospedeira, liberando o seu conteúdo no citoplasma. A famosa proteína “spike” do SARS-CoV-2 é integrante de seu envelope e participa na adesão viral na membrana plasmática da célula hospedeira.
Quanto aos tipos de vírus e o seu “modus operandi” (o modo como opera) aconselha-se que assistir a aula 9.1 em que a prancha de PowerPoint abaixo foi sucintamente explicada. Observe uma bizarra situação: Há vírus com RNA de fita dupla, em dupla hélice, e vírus de DNA de fita simples ou ssDNA (do inglês, single – stranded DNA viruses) contradizendo o célebre e clássico dogma aprendido nas escolas de que DNA SEMPRE é formado por duas cadeias de nucleotídeos e o RNA por apenas uma. Há que se lembrar que o RNAm dos organismos celulares é sempre de fita simples mas que RNAt e RNAr apresentam pontos em dupla hélice onde há pares de nucleotídeos unidos por ligações ou pontes de hidrogênio.
Abaixo uma singela classificação dos vírus. O SARS-CoV-2 é um vírus envelopado com RNA+ ou de senso positivo:
Um classificação que subdivide as 5 acima em 7 pode apresenta-se abaixo: