PERGUNTA: Não entendi os dois processos de formação da urina. Quando o processo é “burro” e não seletivo e quando é “inteligente” e seletivo?
RESPOSTA do Prof. Estevão:
- O primeiro processo é a filtração, um processo INCOMPLETO e gerado apenas pela altíssima pressão sanguínea no glomérulo se Malpighi que faz com que a água no plasma atravesse os seus vasos, atravesse a cápsula de Bowman e forme no néfron o FILTRADO GLOMERULAR ou pré-urina. Essa água arrasta consigo uma série de excretas, como ureia e sais minerais, todavia o sangue ainda não foi purificado e acidentalmente na pré-urina há substâncias que não podem ser excretadas, como GLICOSE, água e sais que devem voltar para o sangue. Portanto esse processo é “burro”, incompleto e não escolhe corretamente o que “é joio e o que é trigo”.
- Quando a pré-urina se desloca pelos túbulos renais do néfron (túbulo proximal, alça de Henle, túbulo distal e início do túbulo coletor) HAVERÁ UMA CORREÇÃO nessa pré-urina. Esses túbulos estão enovelados por vasos sanguíneos e o que há de bom na pré-urina e deve voltar para o sangue é reabsorvido para o sangue, como a glicose, água e sais. A glicose é reabsorvida por transporte ativo, com gasto de energia. A água é reabsorvido por osmose, pois o ADH aumenta a permeabilidade do néfron para essa substância e simplesmente ela é absorvida para o sangue. No caso específico da URÉIA, aquela que sobrou no sangue deve ser enviada para a urina, dai ocorre uma reabsorção inversa, ou seja, ela é absorvida do sangue por transporte ativo e eliminada na urina. Esse processo de excreção total da uréia, em que há absorção do sangue rumo a urina é chamado de erroneamente de “secreção” por alguns professores e nefrologistas, pois se trata de excreção, e não de uma verdadeira secreção.