PERGUNTA: O hipotálamo secreta hormônios. São apenas dois? Esse órgão, portanto, faz parte do sistema nervoso ou do sistema endócrino?
RESPOSTA: O hipotálamo, junto com o tálamo fazem parte do DIENCÉFALO, uma das 5 porções em que o encéfalo se divide, e portanto é parte integrante do sistema nervoso central Ele tem várias funções, como verificar e regular a pressão sanguínea, a temperatura corporal (importante em aves e mamíferos), fome, sede e sua atividade também se relaciona com aspectos emocionais. Ele também pertence ao sistema endócrino ou hormonal pois produz, entre outras secreções, dois hormônios importantíssimos, o ADH e a ocitocina (ou oxitocina) que são armazenados na neuro-hipófise (uma extensão do hipotálamo) de onde são secretados. O ADH, alvo de inúmeras questões de vestibulares, aumenta a reabsorção de água da futura urina para o sangue, para evita excessiva desidratação do organismo principalmente quando carente dela. A ocitocina é o hormônio das contrações uterinas (na menstruarão e parto) e contração das mamas na emissão de leite (não confundir com a prolactina proveniente da adeno-hipófise que estimula a lactação ou produção de leite).
NOTA: A despeito de não ser cobrado em prova alguma de vestibular, a rigor o hipotálamo também secreta o hormônio gonadotrófico que na adeno-hipófise “autoriza” (a homeostase é complexa, utilizemos esse verbo) a produção de FSH e LH, embora sejam esses dois hormônios responsáveis pelo feedback com as etapas do ciclo menstrual e com a fisiologia dos testículos, sendo o papel do hipotálamo indireto. Caso o IMAT pergunte sobre os 2 hormônios secretados pelo hipotálamo LEMBRE-SE do ADH e da ocitocina, muitíssimo mais relevantes. Situação análoga ocorre com o estômago. Se o IMAT perguntar qual enzima digestiva é encontrada no suco gástrico A RESPOSTA SERÁ PEPSINA, embora haja também uma lipase fraca. Também a rigor o fígado poderia ser considerado uma glândula mista, pois libera o hormônio eritropoietina (que estimula a medula óssea a produzir hemácias) que também é secretada pelos rins, tornando esses 2 órgãos GLÂNDULAS ENDÓCRINAS. Entretanto questões aprofundadas dessa natureza NÃO SÃO ABORDADAS em provas vestibulares. Devemos nos lembrar que nesse momento devemos entender muito bem a “árvore de Natal” antes de cogitarmos o número imenso de bolas que ela possa conter. Primeiro é preciso entender O QUE É UM HORMÔNIO antes de sairmos memorizando todos aqueles que o nosso corpo produz.
Prof. Estevão.