PERGUNTA: Nos ácidos nucleicos quais ligações são mais fortes? As de fosfodiéster ou as de hidrogênio?
RESPOSTA: Na molécula de DNA há duas cadeias ou fitas de nucleotídeos formando uma dupla hélice (aquilo que é helicoidal é enrolado sobre si, como uma mola). Eles estão unidos por PONTES DE FOSFODIÉSTER, entre o fosfato de um nucleotídeo e o carbono 3 da pentose do nucleotídeo seguinte, e isso ocorre em ambas as fitas, nas duas porções laterais da molécula. Portanto que une os nucleotídeos de cada cadeia são essas ligações covalentes. Já as pontes ou ligações de hidrogênio, que na realidade não são ligações químicas legítimas e portanto muitíssimo MAIS FRACAS que as pontes de fosfodiéster (phosphodiester bond), unem as bases nitrogenadas das duas fitas de nucleotídeos, no centro da molécula, de forma que entre ADENINA e TIMINA há 2 pontes de H e entre GUANINA E CITOSINA há 3.
Se uma molécula linear de DNA tiver 100 nucleotídeos (50 em cada cadeia) haverá 98 pontes de fosfodiéster ao todo, 49 em cada fita, pois há 49 espaços entre esses 50. Se for um plasmídeo (DNA circular bacteriano ou mitocondrial ou de cloroplasto) haverá 100 pontes, 50 de cada lado, pois a molécula é fechada.
As enzimas de restrição cortam as pontes de fosfodiéster e as ligases fazem o contrário. As helicases rompem as pontes de H.
O RNAm é uma fita simples de nucleotídeos e portanto tem apenas pontes de fosfodiéster e não pontes de H.