PERGUNTA: Qual das moléculas de RNA alteradas por mutações no DNA causariam maior dano na proteina final sintetizada no processo de tradução do código genético?
RESPOSTA: Com certeza o RNAm, caso a mutação seja drástica, pois dai com uma tremenda alteração na sequência de suas bases nitrogenadas haveria uma correspondente alteração na sequência dos aminoácidos codificados pela sequência dos seus códons.
O RNAr tem uma função estrutural, na montagem dos ribossomos junto com proteínas e a sequência de suas bases não participa do código genético e, portanto, na formação da estrutura primária de um polipeptídeo através de uma definida sequência de aminoácidos perfilados.
A sequência de bases sendo alterada no RNAt também, a priori, não comprometeria a sequencia de aminoácidos. Caso um anticódon mutasse para uma outra sequência ele poderia transportar um outro aminoácido, mas seguindo a sequência determinada pelos códons no RNAm.
Uma única e hipotética exceção seria uma drástica mutação no RNAr e/ou nas proteínas ribossômicas que deformasse os sítios de conexão com o RNAm e RNAt, mas isso afetaria a produção de proteínas e não a sequência de seus aminoácidos.