PERGUNTA: Eu não consigo saber o número de cromossomos ou se a célula é haploide ou diploide na mitose e na meiose.
RESPOSTA: Na mitose e meiose o DNA sob a forma de cromatina (DNA+histonas) está intensamente condensado, espiralizado, encurtado para facilitar o seu transporte pelas fibras do fuso para as células filhas nesses processo. Os centrômeros, pontos hipercondensados são como “alças de mala” onde as fibras se prendem. CONTAM-SE CROMOSSOMOS contando-se o número de centrômeros.
Para saber se a célula é “n” ou “2n” verificam-se quanto TIPOS de cromossomos existem, digamos 3 tipos (1 metacêntrico grande, 1 metacêntrico médio e 1 acrocêntrico minúsculo): se eles estiverem em dose simples (apenas 1 de cada) a célula é haplóide. Se houver 2 de cada (cada par é chamado de homólogos) é 2n, se houver 3 de cada ela será 3n ou triplóide.
Não confundamos cromossomos com cromátides. No início das divisões celulares os cromossomos estão duplicados, em forma de “X” e formados por 2 cromátides irmãs. Na anáfase mitótica e anáfase II meiótica os centrômeros se duplicam e cada cromossomo duplicado se transforma em 2 cromossomos irmãos simples, em forma de “I”.