PERGUNTA: A entrada de Na+ na despolarização é difusão facilitada?
RESPOSTA: Não é “NA” despolarização mas “PARA A”! Sim, é difusão facilitada. Desde que o estímulo no axônio atinja o limiar de -55 mV os portais de Na+ na membrana plasmática se abrem e o sódio que estava em maior concentração fora (pela ação da bomba de Na+ e K+) entra naquela parte do axônio. O mesmo ocorre com o Ca++ no terminal (membrana pré sináptica) do axônio que entrará e estimulará a neurosecreção no aparelho de Golgi. O mesmo ocorrerá com o Ca++ no retículo sarcoplasmático da célula muscular.
Difusão facilitada também ocorre com a glicose que entra nas células, oriunda do sangue, graças a Insulina que se conecta a receptores de membrana que por sua vez abrem portais proteicos em sua superfície SEM GASTO DE ENERGIA. Todavia nos enterócitos a absorção de glicose no quimo é por transporte ativo e o mesmo ocorre nos néfrons, devolvendo esse açúcar que se move da pré-urina para o sangue.
Se uma questão de vestibular perguntar se há um vínculo entre a respiração aeróbia (celular) e difusão facilitada a resposta deverá ser SIM, pois para que esse metabolismo se processe a partir da glicose esta molécula deve, portanto, adentrar a célula até o hialoplasma, dando início a glicólise.
A difusão facilitada é como uma difusão comum, sem gasto de energia, só que ela é facilitada por canais protéicos na membrana plasmática.