PERGUNTA: A “filtração” que ocorre no glomérulo de Malpighi é transporte ativo ou passivo? E nos néfrons é tanto passivo (osmose) quanto ativo???
RESPOSTA: Em primeiro lugar distinguir apenas os túbulos (proximal, distal, alça de Henle e duto coletor) como NÉFRON é errado. A cápsula de Bowman e o glomérulo de Malpighi TAMBÉM são partes constituintes do néfron.
O processo de filtração no glomérulo é um fenômeno sem seletividade e depende DA PRESSÃO SANGUÍNEA que empurra plasma para dentro da cápsula de Bowman que arrasta consigo vários solutos com pequeno peso molecular, como sais e glicose, mas nunca proteínas, por exemplo. É FORÇA BRUTA, e não um refinado processo de membrana plasmática. Ao longo dos túbulos, após a cápsula de Bowman, pode ocorre tanto OSMOSE quanto TRANSPORTE ATIVO. Quando a pessoa está desidratada e não pode perder tanta urina o ADH age nos túbulos e aumenta a permeabilidade de suas células para a água, dai naturalmente o sangue por osmose reduz o volume da “pré urina”. Se a pessoa está muito, excessivamente hidratada ocorre o inverso: A secreção de ADH diminui, a permeabilidade do néfron para a água diminui e a sua reabsorção diminui. Já quanto a glicose que está na pré urina É REABSORVIDA PARA O SANGUE por transporte ativo. Transporte ativo também ocorre para se retirar uréia que ainda está no sangue e para se corrigir a excreção de sais, como Na+ e K+, pelo controle dos hormônios do córtex das glândulas supra renais. EM SUMA: FILTRAÇÃO (na cápsula de Bowman) e REABSORÇÃO (no resto do néfron) são as duas etapas da diurese no néfron. O primeiro processo é “burro” e o segundo “inteligente” pois é seletivo (que escolhe).