PERGUNTA: Quais são os ácidos e bases fortes?
RESPOSTA: A força de um ácido é medida pela quantidade de íons livres que ele libera em solução aquosa. Em geral, quanto maior a quantidade de íons livres, maior a força dos ácidos. Já a força das bases está relacionada com a solubilidade da base em água. De forma geral, quanto mais solúvel for a base, mais forte ela será.
Empiricamente, podemos medir a força dos ácidos e das bases utilizando a grandeza: grau de ionização (para os ácidos) ou grau de dissociação (para as bases). Veja:
Se o alfa for menor do que 5%, teremos ácidos e bases fracos, se o alfa for maior ou igual a 5% e menor do que 50%, o ácido e a base serão classificados como moderados. Já, se o alfa for igual ou maior 50%, o ácido e a base serão classificados como fortes.
Há uma forma de estimarmos a força dos ácidos e bases, sem calcularmos o seu grau de ionização ou dissociação, veja:
- São considerados hidrácidos fortes: HCl, HBr, HI.
- Hidrácido moderado: HF
- Hidrácidos fracos: os demais, por exemplo, H2S, H2Se, HCN etc
Em relação aos oxiácidos usamos a seguinte relação:
- Se no número de oxigênio existente na fórmula, menos o número de hidrogênio existente na fórmula for igual a 3 teremos um oxiácido forte;
- Se no número de oxigênio existente na fórmula, menos o número de hidrogênio existente na fórmula for igual a 1 ou 0 teremos um oxiácido fraco.
Em relação as bases, são consideradas bases fortes, todas as bases da família 1A e 2A, com exceção do Mg(OH)2. As demais bases, que não são dessas famílias, são todas consideradas bases fracas.